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Perspectivas em marketing para o ano

Blog
Lucas Vieira

A pandemia da Covid-19 completou dois anos e meio impactando no modo de se viver e pensar como sociedade. Em meio a mudanças na rotina de trabalho e nas formas de se consumir conteúdo impulsionadas pela necessidade de distanciamento social, os profissionais de diferentes áreas tiveram que se adaptar a uma nova demanda de produção, e no marketing este cenário não foi diferente. A Salesforce, empresa de software focada na solução de gerenciamento de relacionamentos entre empresas e pessoas, divulgou em 2021 a sétima edição da State of Marketing, pesquisa realizada com mais de 8.200 líderes de marketing ao redor do mundo que busca descobrir estratégias, tendências e mudanças que estejam ocorrendo neste mercado. Através da análise do relatório da pesquisa divulgado pela empresa, é possível ter maior noção de algumas perspectivas que cercam o marketing após um período complexo da sociedade.

Otimismo em relação a mudanças

Segundo a pesquisa, 66% dos marketers prevêem um crescimento de receita em suas respectivas empresas para 2022, apesar dos anos de crise. Os principais focos desses profissionais nos últimos anos se mantiveram na constante busca por inovação e na interação com os clientes em tempo real. Além disso, devido às adaptações e mudanças estruturais necessárias por conta da pandemia, a busca por melhor colaboração dentro das empresas e com clientes tem crescido.

Transformações digitais constantes e diferentes fontes de dados são essenciais

Com a percepção de que a experiência do consumidor com a empresa é um fator de extrema importância (80% dos entrevistados acredita ser um diferenciador chave) e as constantes atualizações e aumento do tempo gasto online, impulsionados pela pandemia, houve um aumento na dificuldade para suprir expectativas dos consumidores neste contato, segundo 72% dos marketers. O uso de ferramentas e anúncios em plataformas online tem sido o básico para a consolidação da relação com clientes e consumidores com cerca de 69% das empresas utilizando mensagens instantâneas e quase dois terços empregando anúncios em streamings e mídias de áudio como podcasts para atingir o consumidor. 
Além disso, para um envolvimento efetivo com o consumidor e melhores estratégias, a utilização e coleta de dados é necessária a fim de que o marketing funcione, com 78% dos entrevistados afirmando que seu engajamento com clientes é guiado por dados. A pesquisa aponta que com as restrições para cookies de terceiros, e-mails e perfis sociais são as fontes de dados mais populares no momento.

Tendências para o futuro

Após as mudanças de estratégias impulsionadas pela pandemia, aquelas ligadas ao digital se tornaram a base do marketing atual. Segundo o levantamento da Salesforce, o conteúdo de vídeo é um dos mais populares, com nove em cada dez marketers planejando usá-lo de alguma forma, além da expectativa de que experiências online continuem mesmo após o retorno à “normalidade”.

Crédito: ©iStock.com/HAKINMHA

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