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Os impressos ainda têm espaço com o público

Blog
Lucas Vieira

Apesar da força das mídias digitais, levantamentos recentes mostram que a mídia física ainda conquista o público, inclusive para anúncios.

A sociedade atual vive em um momento marcado pela forte presença da tecnologia no dia a dia, e no consumo de produtos editoriais isso não é diferente. Seja por meio dos smartphones, de e-readers, ou simplesmente acessando sites, o hábito de leitura passou por mudanças em meio à digitalização dos conteúdos. Apesar desta crescente, levantamentos realizados pela YouGov e pela Kantar têm mostrado que o público ainda possui uma boa relação com as mídias físicas, especialmente com as revistas.
Uma pesquisa realizada pela YouGov Profiles nos Estados Unidos e no Reino Unido destaca que de 166 mil pessoas entrevistadas entre os dois países, 58% dos britânicos disseram aproveitar mais a experiência de leitura de revistas impressas. Para os norte-americanos, o número foi de 47% dando preferência ao produto físico. 
Os números apontam para uma perspectiva diferente em relação ao consumo de revistas em comparação com outros formatos. Conforme analisado pela pesquisa, ao se levar em conta os hábitos de consumo de notícias, 54% dos britânicos disseram preferir acompanhar pela internet em vez de jornais. Já para os respondentes dos EUA, esse número é ainda maior, com 60% utilizando as plataformas digitais para se manterem informados.
Esta visão também foi percebida em uma outra análise, o relatório Media Reactions 2022, da Kantar, que tem como objetivo analisar as preferências dos consumidores e de profissionais da área do marketing ao redor do mundo. Esta última edição do relatório, a terceira desde sua criação, aponta que os consumidores preferem ver anúncios por meios offline. 
De acordo com a pesquisa da Kantar, os anúncios de revistas são o segundo meio preferido entre o público, atrás apenas de eventos patrocinados, ainda que haja uma tendência para a diminuição dos gastos com impressões, como destacado pela entidade em seu relatório. Dessa forma, as pessoas tendem a ser mais favoráveis a este tipo de anúncio. O levantamento também destaca que o público não vê separação entre as versões físicas e digitais de jornais e revistas, de modo que no mundo atual é esperada maior unidade entre os formatos das empresas de publicação.

 

Crédito: Rakool_studio/Freepik

 

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