Oportunidades no Dia do Cliente
Um relatório da edição de 2022 mostra as possibilidades de se investir na data em um mês com menor atividade no comércio
O Dia do Cliente surgiu no Rio Grande do Sul, em 2003, com o objetivo de movimentar o comércio no mês de setembro. Comemorada no dia 15, apesar de não ser tão reconhecida como outros períodos, a data é comemorada em 14 estados do país e oferece oportunidades aos empresários entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, já consolidados no consumo anual.
Buscando mapear o comportamento dos consumidores entre os dias 19 de agosto e 15 de setembro, as unidades do Grupo Locaweb, All in, Delivery Direto e Octadesk se uniram a Neotrust e Lett, além de contar com o apoio da Opinion Box e da TrayCorp, e construíram um relatório, a partir de suas bases de dados, com comparações com o ano de 2021 e as percepções de consumo em 2022.
Em relação às visitas, os dados levantados pelas entidades apontam que a maioria das categorias teve um aumento de visitas durante o evento, com destaque para Alimentos e Supermercados (58,8% na representatividade de visitas no período) e Moda e Acessórios (57%). Na comparação por regiões, houve poucas variações, todas na faixa dos 55%.
No volume de vendas, foi registrada maior adesão durante o período, ainda que com pouca variação entre as categorias. As Bebidas foram o nicho que menos teve movimentação no Dia do Cliente, o que se deve em parte ao mês anterior ter sido marcado por picos de compra na categoria. O Sudeste foi responsável por 69% de todo o consumo no país, com ampla vantagem do Sul (17%), em segundo lugar.
Os índices de ruptura também marcaram o evento. De acordo com o levantamento, 25% dos produtos de bens de consumo estavam indisponíveis para compra online. Entre os segmentos, os Alimentos foram os mais afetados, com 42% de indisponibilidade, seguidos por Bebidas (28%), Limpeza (25%) e Medicamentos e Vitaminas (23%).
No que diz respeito ao faturamento, o relatório aponta que se chegou em R$5,8 bilhões durante o período analisado, marcando as possibilidades que a data pode trazer ao varejo, especialmente através do e-commerce. O tíquete médio dos consumidores se manteve acima dos R$ 400, com R$ 422,02 antes e R$ 437,47 durante o evento, o que mostra uma adesão ao comércio online, especialmente em um momento mais “tranquilo” para o varejo.
Crédito: standret/Freepik
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