Tendências para 2023
Um relatório realizado pela Kantar aponta as principais previsões ligadas à mídia para o próximo ano
A Kantar, empresa conhecida por suas pesquisas e insights de mercado, divulgou o seu relatório 2023 Media Trends & Predictions (Tendências de mídia e previsões para 2023), trazendo um panorama sobre o que ocorreu durante 2022 e o que é possível esperar para o próximo ano em algumas categorias. O documento analisa os métodos de visualização de conteúdo, a gestão de consumidores e a inflação de mídias, o uso de dados, a tecnologia e a busca pela redução de carbono.
Métodos de visualização de conteúdo
Em relação aos modelos de visualização, o último ano viu o mercado de streaming iniciar um processo de saturação e o surgimento de novos meios comerciais. Plataformas como Netflix e Disney+ estão em processo de implementação de modelos com anúncios, por exemplo.
Os formatos de entrega para o consumidor também têm se modificado, além dos aumentos de valor causados pela inflação e uma mudança de percepção dos clientes em relação à publicidade. O Brasil foi destaque nesse setor, com 98% assistindo algum formato de vídeo em casa no primeiro semestre do ano e 63% de todo o gasto com anúncios no país sendo em formato de vídeo.
As previsões ligadas a esse tema para 2023 apontam para estratégias que mesclam os lançamentos de conteúdo entre o tradicional (semanal) e o instantâneo. Segundo levantamento da Kantar, 89% dos anunciantes consideram investir em anúncios em plataformas de streaming. A aposta em vídeo também promete crescer, junto com a utilização dos games como um canal para a publicidade.
Gestão de consumidores e inflação
Com um contexto de guerra e a ainda presente crise trazida pela pandemia da Covid-19, a inflação impactou os consumidores do mundo inteiro. Esse impacto fez com que houvesse redução nos gastos tanto de quem consome como de quem produz, havendo a busca por alternativas que se encaixem nos orçamentos. Os dados se tornaram um meio de otimizar o investimento com marketing a partir de uma análise mais precisa de hábitos. Entre as expectativas divulgadas pelo relatório estão mudanças no comportamento de compras. Uma pesquisa realizada pela empresa viu um aumento de 54% na quantidade de adultos visitando mercados locais ao menos uma vez por semana entre o primeiro e o segundo trimestre de 2022 e de 45% daqueles que compram todos os dias. Ademais, é preciso que as empresas busquem compreender as nuances do seu público para ter noções mais precisas de comportamento e, também, é importante estar investindo constantemente no seu negócio.
Uso de dados
A discussão a respeito da desativação dos cookies pelo Google teve seu prazo estendido. Inicialmente prevista para ocorrer ainda em 2022, a empresa norte-americana estendeu a data para 2024. Apesar da mudança, a adaptação para um mundo online sem cookies pelas empresas continua com toda a força. 80% dos anunciantes querem suas próprias segmentações internas para permitir a ativação e o planejamento de mídias. Além disso, 64% acreditam que a qualidade dos dados deve se tornar mais importante nos próximos anos e 78% dos grandes negócios planejam fortalecer as plataformas de dados que usam para entender os consumidores segmentados. As perspectivas para 2023 envolvem a importância do consentimento nas relações de trocas de informações entre empresas e indivíduos, a necessidade de se investir em sistemas de dados, para não ser ultrapassado, e os desafios trazidos pela multiplicidade de plataformas e mídias para se chegar ao cliente.
Tecnologia
Os últimos anos, e 2022 não foi exceção, viram um crescimento no uso de Smart TVs ao redor do mundo. Em 2021, no Brasil, conforme pesquisa divulgada pela Kantar, a penetração das TVs conectadas havia crescido mais do que o dobro em quatro anos, estando presente em 57% dos lares. As discussões sobre o metaverso e os Non-Fungible Tokens (NFTs, ou Token Não-Fungível) ganharam força ao longo do ano, ainda que, no caso do segundo, o interesse tenha caído vertiginosamente. As previsões para esse ramo envolvem o fortalecimento dos mundos virtuais, através do metaverso, e a possibilidade de compras através de itens clicáveis na programação televisiva, firmando um novo modelo de anúncios.
Busca pela redução de carbono
A questão climática continua sendo uma pauta importante para as empresas. Com ondas de calor, secas e enchentes ocorrendo com frequência, marcas têm se mobilizado para reduzir suas pegadas de carbono e conscientizar o público. Consumidores se mostram dispostos a adotar práticas mais sustentáveis e a investir em produtos e negócios que tenham essa mesma iniciativa. O investimento na inovação e na economia verde são base para o futuro e, a partir disso, é preciso compreender como os clientes se comportam, a fim de desenvolver estratégias ligadas a essas práticas que cheguem ao maior número de consumidores. Além disso, em meio aos riscos de crises mundiais, pensar em como aplicar a sustentabilidade na prática e de forma inteligente, evitando gastos exorbitantes, pode ser uma saída para essas empresas.
Crédito: dashu83/Freepik
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